-
O crescimento e desenvolvimento das plantas são controlados por interação de fatores externos e internos do vegetal. Dentre os fatores internos destacam-se atuação dos hormônios, que são: Auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.
Assim:
1)Auxina
Estimula o crescimento de caules e raízes; Estimula o desenvolvimento dos frutos, através de auxinas liberadas pelas sementes; atuar no fototropismo e no geotropismo;
Local de produção -Meristema apical, folhas jovens e sementes.
Transporte -Do caule para a raiz, através do Parênquima.
2)Giberelina
Provoca a germinação das sementes e brotos, estimula o crescimento de folhas e caule e a floração, além do desenvolvimento dos frutos; interfere no crescimento e diferenciação das raízes.
Local de produção -Meristema apical, folhas jovens, embrião e raízes.
Transporte - Não se conhece.
3)Citocinina
Afeta o crescimento e a diferenciação das raízes; estimula a divisão e o crescimento celular; estimula a floração e a germinação de sementes; retardar o envelhecimento.
Local de produção - Raízes.
Transporte -Xilema
4)Ácido abscísico.
Inibe o crescimento; fecha os estômatos na falta de água; atua na quebra da dormência das sementes.
Local de produção - caule, folhas velhas e coifa.
Transporte - através do sistema vascular.
5) Etileno
Promove o amadurecimento de frutos; reduz o efeito das auxinas; promove ou inibe o desenvolvimento da raízes, flores e folhas.
Local de produção - tecidos de frutos, nódulos foliares e tecidos velhos
Transporte - Talvez por Difusão.
OBSERVAÇÕES:
1) FOTOTROPISMO – Capacidade da planta de crescer voltados para a luz ou em sentido contrário à ela. Divide-se em Fototropismo positivo, quando cresce em direção à luz (caule) e Fototropismo negativo, quando cresce em direção oposta à luz (raiz).
2) GEOTROPISMO – Capacidade da planta de crescer no sentido da força da gravidade terrestre ou em sentido contrário a ela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário