SISTEMA EXCRETOR HUMANO
Constituído por: Um par de rins, com aproximadamente 10 cm de comprimento ; um par de ureteres ; uma bexiga urinária e pela uretra.
RINS- Localiza-se na parte posterior do abdome, um de cada lado da coluna e protegidos pelas últimas vértebras e por uma camada gordurosa.
Possuem função excretora e osmorreguladora (controlar a quantidade de água no organismo).
Formado pelo córtex (região mais externa) e pela medula (parte interna), sendo que o córtex é protegido por uma cápsula fibrosa.
Na região cortical (córtex), estão presentes os néfrons, que são estruturas microscópicas responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.
Obs: Cada rim apresenta aproximadamente, 1 milhão de néfrons.
Na região mais interna do rim, estão os tubos coletores de urina.
NEFRÓNS – Estrutura tubular que possui em uma das extremidades uma expansão denominada cápsula de Bowman, que se conecta a um tubo denominado túbulo contornado proximal, continuando com alça de Henle, que se liga ao túbulo contornado distal, desembocando duto coletor.
FILTRAÇÃO DO SANGUE
O sangue chega aos rins através da artéria renal, que origina um grande número de arteríolas aferentes; cada uma dessas arteríolas ramifica-se no interior da cápsula de Bowman, formando um enovelado de capilares, denominado glomérulo de Malpighi.
Esses capilares deixam extravasar através de suas paredes, água, sais, uréia, glicose,aminoácidos e etc. Essas substâncias penetram entre as células da cápsula de Bowman, atingem o túbulo contornado proximal, formando assim a urina inicial ou filtrado glomerular.
Obs: De aproximadamente 2000 litros de sangue que passam pelos rins diariamente, são formados 160 litros de urina inicial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário